resposta

Prefeitura diz que vai retirar árvore que fica no acesso à escola de Santa Maria

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)
Após reforma, novo muro foi construído e árvore ficou no meio da entrada

A prefeitura de Santa Maria, por meio de comunicado oficial, garantiu que a árvore que fica no acesso à Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai, será removida. No ano passado, a ordem de reforma da escola foi assinada e, durante as obras, a construção de um novo muro foi projetada para que a entrada fosse construída bem onde fica a árvore. A história foi noticiada na quinta-feira pelo Diário. A construtora Sérgio Lemes & Filho Ltda, responsável pela reforma, esclareceu que executou de acordo com o projeto e que alertou o Executivo sobre o obstáculo antes e depois da conclusão do muro.  

Nesta sexta-feira, a prefeitura enviou um comunicado esclarecendo o impasse (veja na íntegra abaixo). Entre eles, que a árvore será removida junto de outras três plantas. O Executivo explica que foi feito um pedido para remoção dela em agosto do ano passado, meses antes do começo das obras na instituição. A remoção foi autorizada em dezembro e só não foi feita, até agora, por "indisponibilidade de equipamento e mão de obra, situação extraordinária que está prestes a ser resolvida". 

Cemitério Ecumênico de Santa Maria passa por mutirão

A promessa da prefeitura é que a remoção da árvore aconteça na semana que vem, antes do começo das aulas na rede municipal.  Além da retirada das plantas, uma ação de plantio de novas mudas no entorno da escola vai acontecer, em ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, escola e alunos. 

A NOTA DA PREFEITURA

Em resposta à reportagem publicada no Diário de Santa Maria em 07/02 ("Há uma árvore no meio do caminho", p.14), cabe informar que:

a) A solicitação de licenciamento para remoção da árvore que se encontra em frente ao novo portão da garagem da Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Luiz Victor Sartori foi encaminhada da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana para a Secretaria Municipal de Proteção Ambiental, em 22 de agosto de 2018.

b) A remoção desta árvore e de outras 3 plantas foi autorizado pela engenheira responsável da Secretaria de Município de Meio Ambiente, em 19 de dezembro de 2018.

c) A remoção destas árvores só não foi realizado ainda por indisponibilidade de equipamento e mão de obra, situação extraordinária que está prestes a ser resolvida - tudo indica que a remoção será feita até a data de entrega da obra.

d) Cabe informar ainda que será realizada uma ação de plantio de novas mudas no entorno da escola, em espaço já determinado, ação esta promovida em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente, escola e alunos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A maioria dos leitores não apoia a proposta da ATU de acabar com os cobradores para reduzir a tarifa de ônibus Anterior

A maioria dos leitores não apoia a proposta da ATU de acabar com os cobradores para reduzir a tarifa de ônibus

Cemitério Ecumênico de Santa Maria passa por mutirão Próximo

Cemitério Ecumênico de Santa Maria passa por mutirão

Geral